Nessa época do ano a frequencia e intensidade das chuvas aumenta e nos prejudica em diversos setores. Um dos mais comuns é a falta de luz nas residências, onde muitos aparelhos eletrônicos se perdem devido a sobrecarga nas tomadas. Esse prejuízo pesa o bolso do comsumidor e no bolso do meio ambiente.

Digo isso por experiência própria. Na minha casa já perdi um monitor, um microondas e recentemente o carregador do meu notebook. Esta ultima perda me fez pensar sobre o quantos aparelhos eletrônicos se perdem com o famosos 'picos de luz'.

Fui até a loja de informática comprar um novo carregador e encontrei uma amiga que havia perdido a placa de não-sei-o-que do computador. Nossos aparelhos vão para o lixo.

E lá nos lixões eles entram em decomposição liberando metais pesados, como cádimo, cromo, mercúrio e chumbo. Isso representa um sério risco a saúde dos catadores que muitas vezes não sabem do perigo.

E para nós, o problema não é menor. Quando em contato com os lençois freáticos, esses metais se acumulam ao longo da cadeia alimentar e poluem a água. De lá, vão direto pro nosso sistema nervoso.

Queimá-los pode se tornar ainda pior porque envenenam o ar e os nossos pulmões.

Atualmente, o mundo produz cerca de 50 milhões de tolenadas por ano. E a tendência desse número é crescer cada vez mais com a evolução da informática e o nosso consumismo.

No Brasil a mobilização para o tratamento adequado desse lixo é muito pequena. São cerda de 11 milhoes de computadores colocandos no mercado por ano. E desse número ao grau de preocupação com o destino no lixo eletrônico existe um enorme abismo.

Então, qual a solução para esse problema do nosso século?
A melhor opção ainda é a uma velha conhecida chamada reciclagem. Existem postos especializados nesse processo de reutilização, mas infelizmente não são em todas as cidades. E os que existem não são divulgados e não recebem o apoio que deveria.
Se o reaproveitamento não for possível, o melhor é que seja neutralizado para não causar impactos ambientais.
A maioria das lojas de informática recebem os aparelhos para aproveitar peças e dar o fim adequado ao que sobra (caso do meu monitor).

No ano passado, foi sancionada uma lei em São Paulo que responsabiliza os fabricantes
dos produtos pelo destino final do lixo tecnológico. Por essa lei, os rótulos dos aparelhos devem conter advertências, informando que não devem ser descartados em lixos comuns e orientando sobre os apostos de entrega.

É isso aí pessoal, olhem para seus computadores, televisões e celulares com mais carinho.

0 comentários:

Postar um comentário